Não se concentre no design responsivo e ignore outros elementos do seu site. Você pode fazer muito para melhorar as experiências móveis de seus usuários além de ter páginas responsivas.
1. Esqueça o mouse
Quando as pessoas usam seus telefones ou tablets, elas provavelmente não têm um mouse para ajudá-las a navegar pelas suas páginas. Você precisa ter certeza de que seu site é compatível com toques. Um polegar é muito maior que um cursor, portanto, ter elementos “clicáveis” que estejam muito próximos ou que não funcionem quando tocados pode criar uma experiência ruim para o usuário e afastar as pessoas do seu negócio.
2. Acelere as coisas
As pessoas não têm paciência. Se o seu site demorar mais do que alguns segundos para carregar, você perderá clientes em potencial. Se você conectar suas páginas à ferramenta PageSpeed Insights do Google , poderá ver a rapidez com que elas carregam e o que você precisa fazer para torná-las mais rápidas.
Convém considerar o uso de páginas móveis aceleradas (AMP) , que podem ajudar seu site a carregar muito rapidamente em dispositivos móveis. Certifique-se de que todas as imagens e gráficos usados estejam compactados.
Você ficaria surpreso com a diferença que um arquivo compactado pode fazer. Se você usa vídeos, certifique-se de não hospedá-los diretamente em seu site. Essa pode ser uma das principais razões pelas quais suas páginas são lentas. Em vez de auto-hospedar seus vídeos, incorpore-os por meio de um provedor de hospedagem terceirizado, como YouTube ou Wistia . Um benefício adicional é que você terá acesso a muitos dados para informar o desempenho de seus vídeos.
3. Faça menos perguntas
Em seus formulários, isso é. Em geral, é melhor manter os formulários do site curtos. Corte todos os campos desnecessários para que as pessoas possam fornecer rapidamente as informações que importam. Mas pense na experiência móvel. Digitar em um telefone nem sempre é divertido.
O teclado é pequeno. As letras estão muito próximas umas das outras. Quanto menos você digitar no telefone, melhor. Fique com as informações mais importantes que você precisa para se comunicar com seus clientes e corte todo o resto.
4. Cuidado com os pop-ups
Em um computador, você tem muito espaço para um pop-up entrar na tela e não atrapalhar completamente a leitura das pessoas. Em um dispositivo móvel, um pop-up pode ocupar a tela de alguém. Como você se sentiria se estivesse lendo um artigo em seu telefone e, de repente, houvesse uma grande caixa rosa obscurecendo o texto? As palavras “frustrado” e “irritado” me vêm à mente. Pior ainda, se alguém não consegue descobrir como fechar o pop-up, pode abandonar um site completamente. Você pode querer evitar pop-ups, ou usá-los com moderação, em dispositivos móveis para evitar criar uma experiência ruim para o usuário.
5. Corte parágrafos grandes
Romper com longos blocos de texto, porque estou entediado. Embora um parágrafo de quatro frases possa parecer pequeno em um monitor maior, ele ocupará muito mais espaço em um telefone. Você não precisa escrever menos. Basta quebrar grandes parágrafos em menores.
Parágrafos mais curtos podem ajudar a tornar seu conteúdo mais fácil de ler. Você também pode dividir seu conteúdo em seções menores. Portanto, comece com um título principal e adicione subtítulos que correspondam a diferentes subtópicos. Adicionar elementos multimídia pode ajudar a quebrar as coisas, mas lembre-se de que vídeos e fotos podem deixar suas páginas mais lentas se não forem otimizados corretamente . Se você atualizar seu conteúdo de acordo com essas cinco dicas, certamente tornará seu site compatível com dispositivos móveis. Se você precisar de ajuda com web design responsivo ou para preparar diferentes elementos do seu site para usuários móveis, não hesite em entrar em contato com nossos profissionais de web design . Duas coisas antes de ir!