Vamos analisar a lista de verificação mensal de manutenção de sites.
Revise o desempenho do seu site
Primeiro em sua lista de verificação mensal de manutenção do site é verificar o desempenho do seu site . Você deseja analisar as páginas do seu site para ver se está gerando os resultados desejados.
Você pode usar uma ferramenta como o Google Analytics para obter informações sobre o desempenho do seu site. Você deve examinar suas páginas mais importantes, como páginas de produtos, páginas de serviços e páginas de contato, para garantir que está gerando leads e vendas para sua empresa. Aqui estão algumas coisas importantes a serem observadas ao analisar as métricas do seu site:
- Verifique se há taxas de rejeição excepcionalmente altas
- Verifique se há um declínio na sua taxa de conversão , metas etc.
- Verifique se há picos incomuns em uma página
Para páginas com uma alta taxa de rejeição ou um declínio no desempenho de conversão, você precisará analisar a página para determinar o que está causando a rejeição ou não conversão de seu público.
Você pode usar mapas de calor , por exemplo, para identificar como os usuários navegam em sua página da Web e identificar áreas problemáticas. Se você tiver picos incomuns em sua página, convém investigar mais sobre o que causou esses picos e se é algo que você pode capitalizar para ajudar a aumentar o tráfego em seu site.
Verifique o tempo de carregamento do seu site
O próximo item a ser verificado na lista de verificação mensal de manutenção do site é verificar o tempo de carregamento do site. O tempo de carregamento do site é fundamental para o desempenho do seu site porque os usuários não querem esperar por sites de carregamento lento.
Na verdade, os usuários esperam que seu site carregue em dois segundos . Portanto, a cada mês, você deve verificar o tempo de carregamento do seu site para garantir que ele carregue rapidamente para o seu público. Você pode usar uma ferramenta como o Google PageSpeed Insights para verificar o tempo de carregamento atual do seu site.
Se o seu site não estiver carregando rapidamente, você pode ver as sugestões que o Google oferece para melhorias. Algumas maneiras de melhorar o tempo de carregamento do site incluem:
- Reduzindo redirecionamentos
- Otimizando os tamanhos dos arquivos de imagem
- Limitando solicitações HTTP
- Ativar o cache do navegador
Teste seu processo de checkout
Se você possui um negócio de comércio eletrônico, esta parte da lista de verificação mensal de manutenção do site é fundamental para sua empresa. Reserve um tempo para analisar seu processo de checkout para garantir que você esteja oferecendo uma experiência perfeita ao cliente.
Esta etapa é especialmente crucial se você observar as métricas do seu site e descobrir que suas conversões estão baixas. Faça você mesmo o processo de checkout e veja se você pode concluir a compra. Tome nota de quaisquer lutas ou problemas que ocorreram quando você estava tentando fazer o check-out.
É provável que, se você encontrar pontos de frustração no processo, seu público também fique frustrado por eles. Ao revisar seu processo de checkout todos os meses, você garante uma experiência de compra perfeita e melhora continuamente a experiência de seus clientes.
Faça backup dos dados do seu site
A próxima parte do plano de manutenção do seu site envolve o backup dos dados do seu site. Você tem toneladas de informações em seu site e precisa fazer backup desses dados para garantir que não os perca e precise reconstruir as páginas do site. Existem dezenas de serviços de backup online disponíveis que você pode usar para fazer backup de arquivos e banco de dados do seu site. Dependendo da frequência com que você faz alterações em seu site, convém fazer backup de seus dados semanalmente.