Os emails transacionais desempenham um papel essencial no email marketing B2B. Eles servem para transmitir informações importantes aos seus destinatários e são até esperados pelos tomadores de decisão B2B. Mas como tornar os emails transacionais B2B mais eficazes? Vamos analisar esta questão neste artigo.
- As correspondências transacionais B2B incentivam a fidelidade do cliente por meio da personalização
- O design centrado no usuário aumenta e chama a atenção dos destinatários
- A eficácia dos e-mails transacionais B2B pode ser aumentada por meio do design da interface do usuário
A identidade corporativa como base dos e-mails de transações B2B
Se seus destinatários não tiverem certeza sobre o remetente, os e-mails serão rapidamente fechados ou até mesmo excluídos. Para evitar isso, deve ficar claro à primeira vista que se trata de uma correspondência da sua empresa .
Incluir o logotipo da sua empresa na correspondência é o primeiro passo, mas seu design corporativo também deve ser incluído na correspondência. As cores e imagens correspondentes devem, portanto, ser usadas no correio de transação, que também pode ser encontrado em seu site. Você também deve escolher uma fonte adequada para sua correspondência que seja semelhante à sua fonte corporativa. Tudo isso resulta em uma imagem geral que sinaliza para seus destinatários à primeira vista que você é o remetente.
Design claro através da estrutura certa
O mundo B2B é rápido. Portanto, estou surpreso que a maioria dos destinatários B2B leve apenas uma janela de tempo muito curta para visualizar e-mails transacionais. É ainda mais importante que as informações mais relevantes do correio cheguem aos leitores rapidamente. Um design claro aumenta as chances correspondentes de sucesso. Mas como tornar os e-mails transacionais B2B o mais eficazes possível?
Semelhante a um site, o cabeçalho da correspondência pode ser usado como uma espécie de área de navegação na qual você pode encaminhar seus destinatários para páginas importantes. Este pode ser seu site, mas também sua conta de cliente pessoal ou um blog. Pense em quais páginas podem ser particularmente relevantes para os destinatários do seu e-mail transacional B2B. O logotipo também fica no topo da correspondência para deixar claro imediatamente qual empresa enviou a correspondência.
Uma imagem de cabeçalho significativa é uma boa introdução ao correio transacional B2B, seguida por um texto que indica as informações-chave mais importantes. Se a correspondência for uma confirmação de download de um white paper, o cabeçalho poderá dizer “Boa leitura”.
Na área abaixo você pode dirigir a palavra ao decisor B2B com mais detalhes. Dependendo da ocasião, você pode parabenizá-los pelo aniversário, fazer referência a uma campanha especial da loja ou explicar o processo de envio. Quando se trata de conteúdo de texto, é sempre importante que o texto seja legível. Você otimiza a legibilidade com um tamanho de fonte confortável e certificando-se de que o texto se destaque bem no plano de fundo.
Por fim, segue o rodapé. Por padrão, sua impressão e um link de cancelamento de assinatura devem ser incluídos aqui para tornar o envio legalmente correto. Também é uma boa ideia vincular a canais de mídia social. Ao usar os respectivos ícones para vincular os canais de mídia social, você pode tornar o rodapé visualmente um pouco mais simples e atraente.
Quando se trata do design básico da correspondência, o seguinte se aplica: quanto mais simples, melhor. É melhor limitar-se a algumas cores e imagens para tornar mais fácil para seus destinatários se orientarem na correspondência.
Destaque o que é importante e chame a atenção
Destaque as partes mais importantes de sua correspondência B2B para chamar a atenção do destinatário para esses aspectos. Por exemplo, os botões podem ser projetados de tal forma que chamem a atenção dos tomadores de decisão B2B. Dependendo de quais páginas você deseja que seus destinatários sejam encaminhados, você pode criar links diferentes de forma diferente.
É importante que você escolha especificamente alguns aspectos para os quais deseja chamar a atenção de seus tomadores de decisão B2B. Caso contrário, a correspondência pode rapidamente parecer sobrecarregada.
O texto como elemento central do design
Design e texto andam de mãos dadas. Por isso, é importante usar a redação correta. O assunto é a figura de proa e determina o sucesso de uma correspondência B2B. Deve mostrar de forma breve e concisa que tipo de e-mail transacional é. Idealmente, também deixa claro que o e-mail vem da sua empresa. Poderia ser assim: “XY agradece!”
Na própria correspondência, regras semelhantes se aplicam tanto ao texto quanto ao design: menos é mais. Mantenha as frases curtas e simples e restrinja as informações ao que é mais relevante.
Um dos aspectos mais importantes de uma correspondência transacional B2B bem-sucedida é a personalização. As correspondências com uma saudação pessoal ao destinatário têm um desempenho melhor do que as correspondências sem personalização. Você também pode nomear seus destinatários na linha de assunto e aumentar suas chances de sucesso.
Conclusão
Com as ferramentas certas, seus e-mails transacionais B2B podem ser projetados para serem particularmente eficazes. A regra básica mais importante é: menos é mais. Para aproveitar ao máximo o curto período de atenção de seus tomadores de decisão B2B, as informações mais importantes devem ser empacotadas da melhor maneira possível. Uma abordagem pessoal também aumenta as chances de sucesso de sua correspondência transacional B2B.