É assim que os podcasts B2B desdobram seu impacto

Os podcasts se tornaram tão comuns que você pode até conhecer alguém que produz um programa de áudio, seja um hobby ou um projeto de trabalho. Com o conteúdo certo, os podcasts B2B têm muito potencial. Nossa autora convidada Juliane Becker da Acquisa mostra o que as empresas B2B devem considerar.

  1. Podcasts estão se tornando cada vez mais populares
  2. Podcasts corporativos fortalecem a imagem da marca e a fidelidade do cliente, entre outras coisas
  3. Há também muito potencial para podcasts B2B
  4. Particularmente importante: conteúdo relevante, como práticas recomendadas


Podcasts no cenário da mídia de hoje

Os ouvintes querem informações básicas, entretenimento, educação e inspiração de podcasts. Eles desfrutam de grande popularidade porque os consumidores podem ouvi-los ao lado – durante as atividades domésticas, no caminho para o trabalho, enquanto se exercitam na academia. Além disso, eles são extremamente fáceis de acessar e geralmente gratuitos.    

O número de podcasts alemães é estimado em 40.000, atualmente 34,5% dos alemães com 14 anos ou mais ouvem podcasts ou programas de rádio sob demanda. Particularmente emocionante: os podcasts são bem recebidos por ouvintes mais jovens e mais velhos. Os jovens de 14 a 29 anos com ensino superior formal representam a maior proporção de ouvintes de podcast. Mas as pessoas mais velhas também podem ser facilmente alcançadas com ele: a faixa etária que mais cresce são as pessoas com mais de 50 anos.

Há muitas vantagens para podcasters e produtores que fazem das transmissões de áudio uma história de sucesso:

  1. Podcasts são relativamente fáceis de produzir
  2. Eles são extremamente versáteis em termos de assunto
  3. Podcasts são uma maneira extremamente íntima e autêntica de se comunicar com os ouvintes
  4. Os produtores podem se adaptar facilmente aos gostos do público e personalizar o conteúdo
  5. As comunidades se desenvolvem rapidamente em torno de podcasts


O que é um podcast corporativo?

Os chamados podcasts corporativos, que são produzidos por empresas de Psicologia Online ou outro ramos, também podem fazer muito sucesso. Ou são podcasts internos destinados a funcionários ou destinam-se a clientes ou outras empresas (podcasts B2B). Recentemente, também existem formas mistas que querem atrair pessoas tanto do setor B2B quanto do B2C – um exemplo disso é a produção do McDonald’s Para ouvir aqui ou para levar? , que trata de temas relacionados ao setor de catering.

Os podcasts corporativos agora são uma parte importante do marketing de conteúdo , mas geralmente também visam pelo menos um dos seguintes aspectos:

  1. melhoria de imagem
  2. marca
  3. Aumento no reconhecimento da marca
  4. Intensificação da fidelização de clientes
  5. marca do empregador


Podcasts B2B e formas mistas

Os podcasts B2B, que não são direcionados a funcionários, mas a clientes ou outras empresas, visam principalmente aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads. As produções Kassenzone e OMR Podcast são bons exemplos disso – fortalecem a reputação de seus moderadores (e suas empresas) como mestres de seu ofício e expõem seus conhecimentos sobre o setor.

Os podcasts corporativos, projetados para B2B e B2C, geralmente visam a marca do empregador, além de promover produtos e serviços. Então você quer parecer atraente para funcionários em potencial e/ou atrair estagiários. No que diz respeito ao público jovem dos podcasts, este último parece particularmente promissor.

Os podcasts B2B são um meio que até agora tem sido extremamente subestimado, como mostra um estudo do Content Marketing Institute de 2018: enquanto 94% de todas as empresas B2B usam mídias sociais como canais de comunicação, apenas 17% dependem de podcasts. Isso contrasta com 48% dos profissionais que acessam podcasts várias vezes por semana. Portanto, agora é exatamente o momento certo para as empresas iniciarem seu próprio podcast B2B – porque a maior parte da concorrência ainda está adormecida.

Produzindo podcasts B2B: O que é importante?

Além dos vários aspectos técnicos, você deve determinar alguns fatores importantes antes da produção. Você não pode simplesmente pegar um microfone ou um dispositivo de gravação e começar imediatamente – o planejamento e a concepção fazem parte de uma transmissão profissional.

Estratégia e encontrar um tópico para podcasts B2B

Mesmo que sua estratégia de conteúdo de podcast mude e evolua ao longo do tempo, definir uma meta é muito útil para você começar. A primeira coisa a fazer é determinar um grupo-alvo e depois começar a encontrar um tópico. 

Pergunte a si mesmo o que o público quer saber sobre você, sua empresa e/ou seu convidado. Com uma gama muito ampla de tópicos, você pode perder ouvintes que estão interessados ​​apenas em certos aspectos do negócio. Se a gama de tópicos for muito restrita e específica, pode ser mais difícil atrair novos ouvintes.

Os ouvintes querem principalmente se educar por meio de podcasts B2B e se inspirar em novas ideias.

Estudo esplêndido “Podcasts B2B na Alemanha”

O estudo Splendid mencionado acima também mostra como é o público-alvo médio dos podcasts B2B: 52% dos ouvintes têm responsabilidade pessoal, 56% têm menos de 40 anos e, em termos de distribuição de gênero, os homens são um pouco mais altos do que as mulheres aos 57 por cento. Lembre-se desses dados ao projetar seu podcast B2B, mesmo que seu grupo-alvo individual possa variar um pouco.

Contação de histórias, bem como tópicos e convidados relevantes para o setor

Na área B2B, é particularmente importante transmitir conteúdos que realmente ajudem o ouvinte. Confie em melhores práticas claras, explicações de tópicos complexos e estratégias que podem ser implementadas diretamente em vez de anedotas sem valor agregado e um fio condutor. Responda aos eventos atuais em seu setor. Há alguma nova notícia, legislação, inovação, tendência ou requisito impactando seu trabalho e indústria? 

Convide seus clientes para seus shows também. Os influenciadores do setor provavelmente tiveram algumas aparições em podcast. Seus clientes ou prospects existentes, por outro lado, abrem novos insights, ideias ou preocupações para você. Você conhece melhor sua base de clientes e pode usar o novo conhecimento para o futuro.  

Alternativamente, você pode compartilhar sobre sua própria jornada para o sucesso, fracassos e lições aprendidas ao longo do caminho. Importante: Não caia em palavrões sem fim! A atenção do seu ouvinte é preciosa.

Forneça aos seus ouvintes orientação sobre como resolver problemas. Que estratégias de sucesso existem? Dissipe mitos populares e desinformação se você está no mercado há muito tempo. Onde você vê oportunidades de crescimento que não são óbvias para os outros?

Os produtos e serviços B2B costumam ser um pouco mais complexos. Um podcast lhe dá a oportunidade de explicar seu produto ou serviço em detalhes e de uma maneira fácil de entender. Você determina a duração e o escopo para o qual deseja explicar um fato. Seja dentro de um episódio ou espalhado por vários episódios.     

Você também pode avaliar produtos, ferramentas, anúncios do setor, regulamentos ou eventos. Se você já encontrou alguns ouvintes, pode responder a perguntas que foram enviadas ou faladas pelos ouvintes.  

O esforço de um podcast B2B vale a pena?

Se você está brincando com a ideia de produzir um podcast B2B, precisa contar com custos de produção, tempo e pessoal relativamente altos. O marketing de podcast ainda é mais barato do que, por exemplo, um comercial, mas um podcast não pode ser produzido “só por um momento”.

Então a pergunta é: vale a pena o esforço? A resposta: Sim – mas com restrições. Você tem um público específico para o qual você pode adaptar o podcast e que está interessado nele? Você tem o conteúdo específico que é necessário? Se você puder responder a essas perguntas com “sim”, vale a pena iniciar um podcast B2B. Basicamente, certifique-se de oferecer algo especial, se não único, que fará você se destacar da multidão.

Você também precisa de tópicos suficientes para preencher os planos de podcast de longo prazo. Nesse sentido, você deve ter mão de obra e tempo suficientes para lidar com a produção.

Mesmo que você não obtenha conquistas e resultados instantâneos, você deve continuar produzindo episódios. No mundo do podcast, é preciso uma certa continuidade e persistência para alcançar e reter uma audiência. Qualquer pessoa que publique episódios irregularmente ou abandone o projeto após dois ou três episódios simplesmente parece pouco profissional.   

Como você mede o sucesso de um podcast B2B?

Medir o sucesso dos podcasts é algo difuso. Afinal, os números de download e assinatura podem ser visualizados, o iTunes também permite que você verifique o tempo médio de audição. No entanto, o mercado ainda está muito fragmentado para definir métricas uniformes que também possam ser apresentadas a patrocinadores ou outras partes interessadas.

No momento, os meios mais confiáveis ​​ainda são as reações dos ouvintes. Críticas e classificações de estrelas no iTunes, em particular, provaram ser úteis. Não tenha medo de pedir aos seus ouvintes classificações ou comentários e compartilhamentos apropriados nas mídias sociais.

Conclusão

A audiência dos podcasts não para de crescer. Isso abre inúmeras oportunidades para a indústria B2B. As chances de alcançar os tomadores de decisão com um podcast são boas. Portanto, se você tiver os recursos, definitivamente deve considerar iniciar seu próprio podcast B2B. No entanto, os podcasts corporativos B2B também devem se destacar da massa de conteúdo. Isso funciona com uma mistura de conteúdo convincente, conhecimento especializado, autenticidade, convidados com experiência e um formato divertido.

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