Como usar corretamente os e-mails de acompanhamento em B2B?

  1. Os e-mails de acompanhamento são relacionados a eventos e altamente personalizados
  2. Existem muitas razões diferentes para e-mails de acompanhamento em B2B
  3. Como um e-mail de acompanhamento após eventos, após uma compra ou reserva
  4. O gerenciamento automatizado de dados é a base para campanhas bem-sucedidas


E-mails de acompanhamento ou e-mails de acompanhamento pertencem à categoria de e-mails de gatilho. Eles são enviados automaticamente para uma ocasião específica e são altamente personalizados. E-mails de acompanhamento diferem de outros e-mails de gatilho, pois são baseados no comportamento anterior do destinatário. Isso significa que uma ação deve ter sido tomada antes que um e-mail de acompanhamento seja acionado. Isso pode ser, por exemplo, um clique em um link específico, uma visita a um evento ou a compra de um produto. A falta de ação também pode resultar no envio de um e-mail de acompanhamento. Dessa forma, os profissionais de marketing podem responder com precisão aos desejos de seus leitores ou clientes e fortalecer o vínculo.

Dados são a chave para o sucesso

Campanhas de acompanhamento personalizadas são fáceis de implementar com automação de marketing. Isso envolve a execução automática de processos que se concentram em um ou mais desses aspectos: geração de leads, retenção de clientes, enriquecimento de dados e envio de correspondências personalizadas. No e-mail marketing, o foco é, portanto, particularmente nos e-mails de gatilho e transação, bem como nas recomendações automáticas de produtos.

Um bom gerenciamento de dados é essencial para a automação de marketing bem-sucedida e, portanto, também para campanhas de acompanhamento: O conhecimento existente sobre leitores e clientes deve ser analisado, usado com sensatez e enriquecido com novos dados – palavra-chave: rastreamento pessoal. Mas atenção: claro que a recolha de dados pessoais só pode ocorrer com o consentimento do respetivo destinatário.

Além disso, o fluxo de dados e a comparação entre os vários sistemas utilizados devem ser assegurados. Loja online, CRM, software de gerenciamento de campanhas e ferramentas de análise da web fornecem um buquê colorido de dados. Para usar isso da melhor maneira possível para campanhas de acompanhamento, uma conexão confiável com a solução de e-mail marketing é um pré-requisito.

Uso de e-mails de acompanhamento na área B2B

Independentemente de você ser um cliente novo, um cliente existente ou um cliente inativo – assim que você estiver em diálogo com um cliente potencial pela primeira vez, os e-mails de acompanhamento podem ser enviados a qualquer momento do ciclo de vida do cliente: nas áreas B2C e B2B. Apenas os respectivos gatilhos diferem uns dos outros.

Mailing de acompanhamento após um webinar Fonte: Inxmail GmbH

Vejamos um e-mail de acompanhamento B2B clássico: após um evento. Pode ser um evento no local ou um evento digital, como um webinar neste caso. Alguns dias depois, é enviada a gravação do webinar ou os slides da apresentação. Além disso, você pode pedir um breve feedback. Os resultados da pesquisa podem ser usados ​​para adaptar a seleção de produtos e serviços oferecidos ainda melhor às necessidades dos clientes no futuro. Possíveis conteúdos adicionais podem ser: Links para informações mais detalhadas sobre o tópico de upselling de serviços ou produtos adequados ou material de leitura exclusivo gratuito, como um white paper.

Mais exemplos de e-mails de acompanhamento:

  1. Após uma compra ou uma reserva: Semelhante a um evento, você pode solicitar uma avaliação do produto ou uma consulta de satisfação, fazer uma recomendação para a próxima reserva ou enviar um simples “obrigado”.
  2. Ganhe de volta: O clássico que abandonou o carrinho de compras recebe um empurrãozinho na conclusão da compra com referência aos produtos que estão disponíveis novamente. Se um cliente estiver inativo por um tempo, ele pode ser tentado com ofertas e descontos atraentes ou questionado abertamente sobre os motivos da falta de interação.
  3. Se o destinatário consentiu com o rastreamento pessoal, as conclusões podem ser tiradas de seu comportamento de clique e ofertas individuais podem ser feitas.
  4. Claro, os gatilhos populares são sempre aniversários ou aniversários, que podem ser comemorados com pequenos incentivos.


Conclusão

Independentemente de qual dos vários motivos desencadeia um e-mail de acompanhamento, o foco é sempre aumentar o valor e a fidelidade do cliente: os clientes que se sentem valorizados e cujos desejos individuais são atendidos ficam felizes em voltar. O gerenciamento automatizado de dados e a rede dos sistemas utilizados são essenciais. Se agora você se certificar de enviar os e-mails com cuidado e moderação, nada impede o sucesso de campanhas de e-mail de acompanhamento em B2B.

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