Depois de ler até aqui, você provavelmente já entendeu se precisa criar um processo de redesenho de site para o seu site. Se você decidiu que sim, nós explicamos como reprojetar um site com nossa lista de verificação de três etapas.
1. Mergulhe profundamente em seu site atual
A primeira etapa de qualquer processo de redesenho da web é auditar seu site atual. É impossível saber exatamente o que seu site precisa se você não souber o que ele tem atualmente. Dito isso, você vai querer esfregar seu site de cima para baixo, procurando por qualquer coisa, desde inconsistências de design até links quebrados.
Aqui está o que você deve procurar durante esta etapa de reformulação do site:
- Botões quebrados
- Inconsistências de design
- Lugares onde você precisa atualizar seu logotipo
- Imagens sem resposta
Além disso, há um grande passo que você deve realizar durante a auditoria do seu site: verificar o Google Analytics para ver o desempenho de páginas específicas do site. Ao observar as métricas de tráfego no Google Analytics para as páginas do seu site, você pode reunir o que está funcionando e o que não está. Por exemplo, se o seu blog quase não recebe tráfego, mas as páginas do seu artigo principal têm um bom desempenho, você deve fazer mais perguntas para descobrir o porquê.
Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer:
- Seu blog tem pouco tráfego por causa do design?
- Em que os usuários clicam quando visitam suas páginas de artigos?
- Quanto tempo eles ficam na página?
- Quais páginas eles olham em seguida?
A partir daí, você pode começar a juntar o que torna certas páginas bem-sucedidas e o que você precisa ajustar em outras páginas para torná-las igualmente bem-sucedidas.
Objetivo do mergulho profundo do seu site: Quando tudo estiver dito e feito, no final da primeira etapa, você deve ter uma ideia das páginas que precisam de ajuda no departamento de design, onde sua marca precisa ser atualizada e o que você deseja atualizar termos de funcionalidade.
2. Determine as metas que você deseja atingir com seu site
Muitas vezes, o design do seu site ajuda você a completar seus objetivos. Quando os usuários visitam seu site, eles geralmente causam uma primeira impressão com base na organização e na funcionalidade, tornando seu design extremamente importante. Você deve ter o cuidado de redesenhar seu site com base nos objetivos que deseja alcançar.
Por exemplo, se o objetivo principal do seu site for vender produtos, você deve projetar seu site para levar os usuários às suas páginas de comércio eletrônico. Se seu objetivo é simplesmente manter os usuários nas páginas do seu site, você deve projetar seu site com o engajamento em mente, apresentando vídeos, imagens e elementos interativos. Ao determinar seus objetivos, isso o ajudará a criar um plano concreto para o design do seu site, pois seus objetivos determinam os elementos do site, a funcionalidade e muito mais.
Objetivo de determinar seu objetivo: Sem um objetivo claro em mente, será quase impossível criar um site que o atinja.
Quando você tiver um objetivo claro, será muito mais fácil criar um site que permita alcançá-lo.
3. Obtenha inspiração de seus concorrentes
Vamos deixar claro de antemão que você nunca deve copiar os designs de seus concorrentes . No entanto, não há mal nenhum em se inspirar neles. Afinal, eles são seus concorrentes por um motivo, porque você compartilha a mesma base de clientes.
Confira o que funciona para outras empresas em termos de funcionalidade e conteúdo. Faça a si mesmo estas perguntas:
- Eles apresentam muitas imagens?
- Que tipos de tópicos eles incluem em sua barra de navegação?
- Como é organizada a sua navegação?
- Eles têm um blog?
- Qual funcionalidade você realmente gosta no site?
Responder a essas perguntas ajuda você a obter inspiração para seu próprio site e quais elementos você gostaria de incluir.
Objetivo de ganhar inspiração: Sem inspiração, você está vagando cegamente pelo design do seu site. Ao observar os sites de seus concorrentes, você poderá obter alguma inspiração que o ajudará a criar elementos de site nos quais você talvez não tenha pensado antes.