Rastreamento pessoal no email marketing B2B: o que funciona e o que não funciona?

Comunicação com o cliente altamente personalizada – isso é o que todo profissional de marketing sonha. O mesmo se aplica ao marketing online B2B: você só pode escrever para seus leitores com conteúdo individual e relevante se souber o suficiente sobre eles. Com o rastreamento pessoal, você pode saber mais sobre o comportamento de leitura ou compra de seus destinatários. 

Por que o rastreamento pessoal vale a pena?

O leitor chegou ao site ou à loja online através de um link da newsletter? Quais páginas ele olhou? Ele possivelmente acionou um pedido de contato ou registro lá? Ou ele pulou antes? Por meio do rastreamento pessoal, os profissionais de marketing B2B conhecem melhor seus clientes e, assim, podem melhorar constantemente sua comunicação e seus processos. Por exemplo, podem ser tiradas conclusões para melhorar a usabilidade do boletim informativo ou do site, otimizar os processos de pedidos ou minimizar as taxas de rejeição. Além disso, os dados do destinatário recém-adquiridos podem ser usados ​​para tornar a comunicação com o cliente ainda mais individualizada para o próximo contato. Por exemplo, com recomendações pessoais de produtos ou ofertas cruzadas e de upselling.

Como tudo isso funciona?

Os sistemas profissionais de e-mail marketing avaliam aberturas e cliques por padrão. É claro que também é importante como o destinatário se comporta após o clique e se uma conversão é alcançada. Isso pode ser, por exemplo, um pedido na loja online, um download de white paper ou um novo registro.
Essas reações individuais dos destinatários podem ser determinadas com rastreamento de link e pixels de rastreamento: Cada link no boletim informativo pode ser fornecido com um parâmetro. Este parâmetro é então avaliado na loja online e enviado para uma ferramenta de rastreamento. Isso pode ser feito por meio da solução de e-mail marketing ou do rastreamento na web do site.

Quais são os pré-requisitos e requisitos legais?

Como tantas vezes, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entra em jogo aqui.
Costumava ser uma prática comum vincular o consentimento ao rastreamento pessoal à assinatura do boletim informativo ou não mencionar o rastreamento pessoal. De acordo com o GDPR, os dados pessoais como endereço (e-mail), número de telefone, mas também dados da conta, sexo ou cor do cabelo só podem ser processados ​​se for absolutamente necessário para o cumprimento de um contrato. Por exemplo, ao fazer um pedido, o varejista precisa do endereço para entregar o pacote. Simplesmente escrever ao cliente o boletim informativo de venda mais recente não é permitido e requer consentimento separado.
Para a necessária segurança jurídica no e-mail marketing B2B, isso significa separar o registro do boletim informativo e o consentimento para rastreamento pessoal. Por exemplo, com um campo opcional no formulário de registro que o interessado deve clicar ativamente, como este:

O usuário deve concordar ativamente com o rastreamento pessoal

Importante: O assinante deve poder retirar seu consentimento a qualquer momento. Em todo mailing que trabalhe com rastreamento pessoal, ele deve ter a opção de desativar esta função. A maneira mais fácil de fazer isso é por meio de um link que você insere como o link geral de cancelamento de assinatura do boletim informativo, como em nosso exemplo no rodapé do boletim informativo. Aliás, um software profissional de marketing por e-mail já verifica se um link de cancelamento de permissão de rastreamento está disponível quando a correspondência é criada.

O Inxmail insere o link de cancelamento de assinatura do boletim informativo no rodapé


Conclusão

O rastreamento pessoal permite responder ao grupo-alvo com muito mais precisão no email marketing B2B. É certo que, mesmo quando se trata de rastreamento pessoal, você não pode evitar olhar para o GDPR e precisa lidar com as disposições legais antecipadamente. Mas o esforço vale a pena: insights valiosos sobre seus próprios destinatários permitem que você melhore continuamente seus próprios processos e comunicação com o cliente altamente personalizada para seu marketing por e-mail B2B.

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