O branding de desempenho é uma estratégia interdepartamental que combina a geração de conversões com a criação de reconhecimento da marca. O branding de desempenho visa vários estágios do funil para alcançar macro e microconversões.
Marca de desempenho: explicada
A marca de desempenho é uma abordagem para estabelecer e promover a identidade exclusiva de sua empresa que incorpora aspectos do marketing baseado em desempenho. A marca de desempenho incentiva o uso de dados quantitativos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) mensuráveis .
Ele também defende uma abordagem mais coesa para promover seus negócios, em vez de branding e marketing de fundo de funil operando separadamente.
O branding baseado em desempenho envolve pensar em toda a jornada do cliente e garantir que sua marca e outros esforços de marketing estejam alinhados.
Branding tradicional versus marketing baseado em desempenho
Para ajudar a entender melhor o branding de desempenho, vamos comparar o branding tradicional e o marketing baseado no desempenho de seu site profissional.
Marca tradicional
Os esforços de branding são aqueles que ajudam uma empresa a estabelecer e aumentar a conscientização de sua identidade única. As iniciativas de branding são atividades de topo . As pessoas que estão apenas descobrindo uma marca provavelmente não estão prontas para comprar dela, e levará um tempo até que cheguem ao fundo do funil, onde fazem uma compra e se tornam clientes.
O branding também se concentra em avaliações qualitativas, como reconhecimento e sentimento da marca . Como o branding depende de avaliações qualitativas, é mais difícil medir os resultados das campanhas de branding. As empresas também normalmente visam públicos mais amplos com sua marca, embora isso esteja mudando um pouco.
Em vez de segmentar leads específicos, as empresas visam conscientizar o maior número possível de pessoas sobre sua marca, por exemplo. Essa segmentação mais ampla às vezes leva as empresas a usar canais de publicidade de saída mais tradicionais , como outdoors e anúncios de TV. Esses canais atingem um público amplo e não exigem segmentação precisa.
Marketing baseado em desempenho
O marketing de fundo do funil tende a ser mais baseado em desempenho do que o branding tradicional.
Esse tipo de marketing se concentra em métricas específicas, como leads ou vendas geradas. Ele também visa usuários que estão muito mais próximos de fazer uma compra, facilitando a vinculação de campanhas de marketing à conclusão de metas, como aumentar a receita de vendas. Por causa desses atributos, as empresas tendem a acompanhar seu marketing de fundo de funil muito mais de perto do que seus esforços de branding.