Durante muito tempo, todas as transações da construção civil eram fechadas exclusivamente entre clientes e gestores. Mas, hoje em dia, ficar a par do marketing digital para construção civil é necessário para se destacar no setor e alcançar novos clientes para profissionais e empresas.
Deve-se reconhecer que, com a popularização da internet, há muitos clientes em potencial a serem alcançados.
Resta saber como alcançá-los e como o marketing digital pode ajudar as empresas de construção nisso.
O objetivo deste texto é mostrar como o marketing digital pode se tornar parte da construção civil e de que maneira é possível produzir ótimos resultados incorporando o marketing digital na estratégia de comunicação das construtoras.
O que é marketing digital para construção civil?
Por definição, o marketing digital visa conectar as empresas com os clientes e suas necessidades de negócios, bem como as soluções que eles devem fornecer.
Como resultado, as empresas que não investem em marketing podem perder muito potencial de vendas.
No campo da engenharia civil, eleger um público-alvo é valioso. Por isso, é importante projetar a confiabilidade nas pessoas por meio do Inbound Marketing.
Vale lembrar também que não estamos falando só de casas, apartamentos, prédios comerciais e salões de eventos. Construtoras também vendem e oferecem a realização de sonhos e desejos.
Tudo isso ressalta a importância de um bom marketing para fazer conexões e deixar os consumidores escolherem você.
Como fazer marketing digital para construção civil?
O marketing digital é uma constante em vários setores comerciais – e com a construção civil não é diferente, sendo muito necessário para que construtoras, arquitetos, engenheiros, profissionais e empresas diversas do setor alcancem a audiência correta para prestar o serviço.
A seguir, vamos listar estratégias convenientes para usar a técnica tendo essa área em foco.
- Tenha objetivos
Uma das principais características sobre o marketing digital é que o resultado é mensurável, o que torna possível identificar as forças e fraquezas das campanhas criadas. Por isso, as metas são sempre importantes.
Em outras palavras, com base em seus objetivos, crie uma estratégia cujos retornos possam ser acompanhados adequadamente, promovendo melhorias e resultados mais satisfatórios.
- Invista em sites e blogs
Você também pode vincular blogs que compartilham textos e informações ao site da sua empresa a qualquer momento, para que qualquer pessoa que leia o texto possa acessá-lo em seguida.
Neste ponto, é uma boa ideia contratar um especialista para construir seu site e manter seu blog.
As decisões relativas ao design e à usabilidade da página também são levadas em consideração para determinar a classificação SEO.
- Cuide do tráfego do site
Para gerar vendas para o seu negócio, você precisa direcionar o tráfego tanto para o site da sua construtora quanto para o seu blog, nutrindo os usuários e criando mais autoridade, ao passo que demonstra a experiência e valores da marca.
Além disso, esses visitantes devem se tornar clientes. Para isso, invista em otimização de conteúdo.
Isso envolve desde o tipo de conteúdo divulgado até as palavras-chaves e os recursos visuais que são empregados nele, bem como toda a construção do site, considerando até as páginas de conversão – com cases de sucesso, por exemplo.
- Marque presença nas mídias sociais
Aproxime-se de seus clientes com perfis profissionais no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.
É importante manter seu perfil ativo e postar conteúdo de alta qualidade. Para isso, uma boa estratégia é compartilhar links para textos publicados em seu blog e conteúdos e promoções.
Lembre-se sempre de designar um profissional para interagir com os seguidores, visto a possibilidade de interação mais próxima e potencial de conversão nas mídias.
No geral, as redes sociais são usadas para:
- Tirar dúvidas;
- Informar;
- Participar de promoções;
- Dar feedbacks.
No caso da construção civil, sites como Facebook e Twitter podem ser ótimos para construir esse canal de comunicação com as pessoas.
Por que o marketing digital é benéfico?
Por fim, vamos explicar quais os benefícios de investir tempo e recursos na divulgação digital da construção civil e de seu empreendimento.
Mais barato
Comparada a outras plataformas (televisão, rádio, jornais), as campanhas digitais são mais baratas.
O valor das campanhas é relativamente baixo porque não há impressões nem tempo de TV ou rádio, cessão do tempo/espaço na plataforma e outros quesitos que são avaliados pelos canais.
Além disso, no meio online existem inúmeras opções para diferentes campanhas, dependendo do seu orçamento e objetivos, tornando-o mais flexível.
Retornos mensuráveis
Um dos elementos mais interessantes do marketing digital é a capacidade de medir o ROI.
Uma boa campanha de marketing pode ser medida pelo número de acessos, a receita gerada, os novos clientes recém-convertidos e muito mais, conforme o objetivo traçado.
Mais engajamento
O marketing digital permite que clientes potenciais permaneçam envolvidos com a empresa por meio de conteúdo, e-mail e outros recursos.
Campanhas específicas são criadas para garantir o acesso a novos contatos comerciais e reativação da base de clientes.
Com isso, os consumidores são segmentados em termos de decisões de compra. Por isso, é fácil atender tanto quem vai realizar uma contratação no ato e quem ainda não está pronto para isso.
Assim, ao compreender as estratégias e benefícios que o marketing digital traz para o setor construtivo, é possível identificar quais ações são mais adequadas para seu negócio e traçar um plano para potencializar os resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar.