Se sua empresa usa um funil de vendas para orientar os clientes em potencial para a conversão , você pode se perguntar por que deve considerar o uso do volante. Embora as abordagens do flywheel e do funil de vendas se concentrem em mover as pessoas do prospect para o cliente, o procedimento difere significativamente.
Com o funil de vendas , você se concentra em mover as pessoas pelo funil para os diferentes estágios. À medida que avançam por esses estágios, geralmente passam a lidar com outros membros de sua equipe. Eles podem passar de uma conversa com a equipe de atendimento ao cliente em um estágio para conversar com um representante de vendas em outro.
Então, por que esse sistema é problemático?
Com o funil de vendas, normalmente existem quatro etapas (de cima para baixo):
- Conhecimento
- Interesse
- Consideração
- Ação
Muitas pessoas se movem entre esses estágios enquanto decidem quem é o mais adequado para eles. O caminho para o fundo não é linear, muitas pessoas pulam entre os estágios antes de finalmente tomar sua decisão. Como está atualmente, o funil de vendas não representa com precisão a jornada do cliente.
Além disso, o funil de vendas não leva em conta os clientes fiéis . Embora alguns funis de vendas incluam “Lealdade” como um quinto estágio, não há um caminho dedicado para criar um ciclo de clientes recorrentes.
É aí que o volante difere.
Com o volante, o cliente fica no centro do modelo. Esse modelo se concentra em levar prospects de estranhos a promotores. Segue o ciclo que as pessoas levam de prospect a cliente, mas usando esse impulso para criar novos clientes e prospects de clientes atuais e leais.
Esse modelo focado no cliente prioriza a satisfação do cliente e vê esses clientes como um canal útil para ajudar a estimular o crescimento.
Essencialmente, esse modelo promove um ciclo de crescimento contínuo e foca em clientes fiéis.
Por que você deve usar o marketing do volante?
Não sabe por que você deve usar o modelo de marketing flywheel? Veja por que você deve considerá-lo em vez de seu funil de vendas tradicional:
1. Ajuda você a ganhar leads mais qualificados
Com o marketing flywheel, o cliente ou cliente está no centro do foco. Cada ação de marketing que você realiza se concentra em oferecer a melhor experiência para eles, para que eles encaminhem seus negócios para outras pessoas.
Quando os leads pensam em comprar um produto ou serviço, geralmente se referem a amigos e familiares sobre sua experiência com uma empresa. Quando você coloca seu cliente no centro e se concentra em oferecer a melhor experiência, é mais provável que ele o encaminhe para seus amigos e familiares.
Como resultado, você ganha leads mais qualificados para o seu negócio.
2. Ajuda a criar interação com toda a sua equipe de uma só vez
Como mencionamos anteriormente, uma desvantagem significativa do funil de vendas é que as pessoas interagem com diferentes entidades da sua empresa em diferentes estágios. Eles podem interagir com o atendimento ao cliente em um estágio, vendas em outro e marketing em outro. E quando eles estão pulando entre os estágios, isso pode criar uma experiência confusa.
Com o modelo flywheel, todos os membros da equipe interagem com o cliente potencial em todas as partes do ciclo. Ao unificar suas equipes e eliminar silos, você reduz o atrito que pode criar problemas para seus clientes e impedir que seu volante gire. Em vez disso, você cria uma experiência mais coesa que impulsiona as pessoas pelo ciclo.
3. Ajuda a manter clientes fiéis
Como mencionamos anteriormente, a configuração de marketing flywheel ajuda você a manter clientes fiéis . Reter clientes fiéis é fundamental porque custa menos manter clientes fiéis do que obter novos. Se você pensar bem, esses prospects já demonstraram interesse no seu negócio comprando seus produtos!
O funil de vendas tradicional não leva em conta a manutenção de clientes fiéis, levando você a gastar mais dinheiro tentando conquistar novos clientes continuamente. Com a configuração de marketing flywheel, você se concentra em conquistar novos clientes e manter os atuais.
Esse processo leva a uma maior retenção, o que aumenta o retorno do investimento (ROI) para suas estratégias de marketing .