Como controlar a ansiedade no trabalho?

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Robert Half, os maiores causadores de ansiedade nos colaboradores em uma empresa são o excesso de tarefas profissionais e a falta de reconhecimento por parte da organização. 

A pesquisa ainda apontou que os brasileiros são os profissionais mais ansiosos do mundo. Cerca de 42% dos colaboradores entrevistados sofrem de ansiedade por causa do ambiente corporativo. 

Os sintomas de ansiedade podem afetar muito o rendimento no trabalho, causando mal-estar, tontura, formigamento, falta de ar, além de outros sintomas psicológicos. Um transtorno de ansiedade ainda mais grave por desencadear crises com sintomas intensos como tratar o tdah

Dessa maneira, são necessários alguns hábitos e mudanças de comportamento para você lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho. 

Vale ressaltar que não são apenas os colaboradores que precisam adotar medidas para prevenir e curar a ansiedade nas organizações. As empresas também devem implementar ações para erradicar os sintomas de ansiedade nos colaboradores. 

O que você pode fazer para minimizar os sintomas de ansiedade no trabalho?

Há várias medidas que você pode tomar para se sentir menos ansioso no trabalho. Isso pode incluir algumas dicas simples. No entanto, saiba que não sofrer com ansiedade no ambiente de trabalho não é uma responsabilidade apenas sua. 

Você deve comunicar ao RH ou ao superior caso esteja com dificuldades em exercer suas tarefas profissionais por sobrecarga de trabalho ou falta de reconhecimento por parte da empresa. Aprenda algumas formas de controlar sua ansiedade na empresa. 

  1. Relaxe um pouco 

Depois do trabalho, tenha um tempo para si mesmo. Nada de ficar remoendo na mente as preocupações ou responsabilidades profissionais. Cuidar de si mesmo é essencial para ter um bom desempenho profissional. 

Você pode optar por fazer exercícios físicos, que são responsáveis por liberar substâncias que dão sensação de bem-estar. Você também pode maratonar uma série, assistir um filme ou mesmo passear com seu animal de estimação. 

O ideal é se distrair. Vale qualquer atividade que ocupe sua mente e proporcione entretenimento. Ter momentos de lazer é fundamental para ter uma qualidade de vida em geral. 

Escute suas músicas favoritas, cozinhe uma refeição gostosa ou até peça comida em um delivery. Tudo vale para você se sentir bem e renovado para o dia de trabalho seguinte. 

  1. Faça pausas no trabalho 

Não adianta forçar o cérebro a se manter focado e concentrado se você está com sintomas de ansiedade. Portanto, saia um pouco de seu local de trabalho para pegar um café, água, ir ao banheiro ou até jogar conversa fora com colegas de trabalho. 

Isso fará com que você retorne às suas atividades profissionais de forma mais calma, concentrada e leve. Você também pode apostar em atividades que amenizam os sintomas de ansiedade, como ouvir uma playlist mais calma, alongar os músculos e fazer exercícios de respiração. 

  1. Defina tarefas prioritárias

Se você fica perdido em meio a tantas tarefas profissionais, é hora de organizá-las por ordem de prioridade. Quando você não tem uma ordem de tarefas nem uma gestão de tempo eficiente, pode parecer que você está sobrecarregado. Nessa hora, os sintomas da ansiedade aparecem com mais força.

Por isso, organize suas tarefas no dia anterior. Faça uma lista de afazeres de acordo com o prazo de entrega, a rapidez com que você conseguirá finalizar a tarefa e o grau de importância de cada uma delas. 

Vale ressaltar para não se afobar se aparecer algum imprevisto ou tarefa emergencial. Apenas avalie se é necessário realizá-la naquele momento ou se você pode realizá-la em um momento que você não esteja tão ocupado. 

  1. Tenha hábitos saudáveis 

Não fique tão apegado à rotina de ir para o trabalho de casa e vice-versa. Coloque em sua agenda momentos agradáveis para você curtir sozinho, com amigos ou familiares e até com bichos de estimação. 

Dessa maneira, você não ficará tão ansioso, já que sua vida não girará em torno de responsabilidades profissionais e domésticas. Você também deve avaliar quais hábitos você pode afastar de sua vida para se sentir menos ansioso, como fumar, ingerir bebida alcoólica frequentemente, sedentarismo, reclusão social e muito mais. 

Planeje dias de folga, finais de semana e tempo fora do trabalho de qualidade, sem ociosidade e hábitos nocivos que agravam os sintomas de ansiedade. 

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