Na era digital, a transmissão rápida, precisa e confiável de informações conta mais do que nunca. Particularmente promissor: comunicação visual. À primeira vista, a complexa indústria B2B não parece ser adequada aqui. Mas precisamente porque aqui são transmitidas informações sobre temas difíceis e produtos que requerem explicação, o uso de vários vídeos é adequado. Outra vantagem: conteúdo não falta na indústria B2B. Como especialistas em seu próprio campo de atuação, as empresas de Motoboy B2B oferecem aos seus clientes um serviço exclusivo com conteúdo tecnicamente relevante.
Os vídeos de marketing são a maneira ideal de transmitir claramente o conteúdo B2B. Os fatos são melhor absorvidos e processados quando vários sentidos são abordados. Enquanto textos longos exigem um alto nível de concentração por parte do leitor e se cansam rapidamente, as imagens sozinhas muitas vezes não conseguem apresentar os fatos na profundidade desejada. Você pode conseguir mais com uma combinação de texto e imagem. Além disso, há um comportamento de uso online, que pode ser transferido quase 1:1 do setor privado para o mundo dos negócios: o conteúdo nítido e compreensível é o preferido.
Embora a maioria dos vídeos de marketing esteja associada a formatos de publicidade, como filmes de imagem ou filmes de produtos, outros formatos oferecem grandes benefícios de fidelidade do cliente com relativamente pouco esforço. Eles também trazem consigo um aspecto de serviço que não deve ser negligenciado. Conteúdo e conhecimento, que geralmente estão disponíveis na empresa de qualquer maneira, só precisam ser preparados de forma atraente.
Existem várias maneiras de criar conteúdo interessante para seu próprio grupo-alvo. Dependendo da finalidade do conteúdo, um tipo diferente de apresentação pode fazer sentido. A seguir, mostramos os formatos de vídeo mais importantes em B2B:
O vídeo explicativo
Enquanto um filme de produto desperta o interesse inicial, o vídeo explicativo aprofunda e apresenta com clareza os detalhes técnicos ou a aplicação de um produto.Resumindo: o filme do produto anuncia, o vídeo explicativo informa. Desta forma, os potenciais clientes podem obter informações ainda mais detalhadas antes de efetuar uma compra e ter uma melhor base para a sua tomada de decisão. Um fator importante, especialmente para produtos complexos. Como conteúdo complementar para o seu produto na loja online, um vídeo explicativo da taxa de conversão pode fazer maravilhas.
A forma em que o conteúdo é apresentado aqui depende principalmente do produto ou serviço. Animações 3D ou infográficos animados e fluxogramas são adequados para tópicos abstratos. Se o produto é um pouco mais “tangível”, demonstrações moderadas de produtos apresentam bem as funções centrais.
Das How-to-Video
Esse formato segue uma direção semelhante ao vídeo explicativo. No entanto, ele fornece informações ainda mais detalhadas sobre um produto ou aplicação. Um processo passo a passo é mostrado aqui para que o espectador possa acompanhar e, se necessário, imitar o processo. Muitos vídeos de bricolage funcionam de acordo com esse princípio, assim como instruções de montagem e tutoriais. Os screencasts são particularmente adequados como vídeos de instruções para software ou aplicativos online.
O filme do evento
Estar presente em feiras é importante. Mas por que isso deve ser percebido apenas pelos visitantes da feira? Uma breve visão geral do evento assistido, os temas mais importantes no local e as vozes dos visitantes transmitem expertise, marcam presença e posicionam a empresa como um player central no setor. Você também oferece aos que estão “em casa” um serviço informativo na forma de relatórios de eventos. Adicione alguma variedade a esse formato fazendo com que um membro da equipe relate ao vivo um evento via Facebook. A transmissão ao vivo de eventos oferece um grande potencial tanto para iniciantes quanto para empresas B2B que já estão envolvidas no marketing de vídeo.
O filme Employer Branding
Enquanto outros formatos de vídeo se concentram em produtos ou conteúdo do setor, a marca empregadora da empresa conta aqui. Os potenciais candidatos devem ter uma ideia do ambiente e da cooperação. Seja realista e autêntico. Concentre-se em algumas questões-chave que o diferenciam como empregador dos outros. Muitas empresas tentam listar todos os benefícios aqui, como em um anúncio de emprego. Mas esse conteúdo é rapidamente esquecido. A mensagem positiva é melhor transmitida através do meta-nível do filme. Deixe seus funcionários falarem sobre projetos na empresa que os impressionaram ou sobre seu senso de realização.
O blog de vídeos
Um blog de vídeo é uma série regular de vídeos curtos em que uma pessoa apresenta conteúdo sobre um tópico específico. Comparado com os outros tipos de vídeo, criar blogs de vídeo é muito menos complexo. Os vídeos geralmente são gravados em uma única tomada e, portanto, dificilmente precisam ser cortados ou editados. Tudo que você precisa é de uma câmera portátil ou um smartphone e alguém que não tenha medo de falar em uma câmera. Dessa forma, um tópico pode ser preparado para espectadores interessados por um longo período de tempo. Uma impressão não excessivamente profissional é desejada aqui, já que o videoblogueiro assume o papel de um amigo ou conhecido em vez de um especialista. Isso cria confiança.
Conclusão
O marketing de vídeo oferece oportunidades. Também e especialmente para B2B’s. Os vídeos B2B oferecem muito potencial para quem segue algumas regras. Lembre-se que o sucesso depende do conteúdo, da forma como é apresentado e também das pessoas. Basicamente, para todos os tipos de vídeo, eles não devem ser muito promocionais. Conteúdo interessante e boa narrativa são muito mais importantes. Essa é a única maneira pela qual os vídeos se espalham online e dão ao espectador a sensação de que eles têm um benefício real ao assistir ao vídeo.