O marketing por e-mail na indústria B2B costuma ser uma caminhada na corda bamba: por um lado, é importante alcançar o maior número possível de destinatários com pouco esforço. Por outro lado, o conteúdo deve ser o mais relevante possível para cada indivíduo. A solução: mailings B2B personalizados. Com truques simples, as correspondências e seu conteúdo podem ser adaptados automaticamente aos seus destinatários. Mostramos a você como se destacar da multidão com correspondências B2B personalizadas.
Em geral, a personalização também é usada no email marketing B2B quando os dados do destinatário são usados para adaptar o conteúdo às suas características e necessidades. O objetivo é usar essas medidas para aumentar a relevância do mailing para o usuário e, assim, obter melhores taxas de abertura e cliques. Especialmente na indústria B2B, o grupo-alvo exigente espera informações personalizadas para você.
Um discurso personalizado
Em nossa vida cotidiana, há muito tempo estamos acostumados a discursos personalizados: principalmente na forma de cartas ou tráfego de e-mail privado. É por isso que a personalização do endereço também é imprescindível na vida de uma empresa de criação de site. Uma saudação como “Prezado Sr. Müller” não significa que este e-mail foi realmente escrito individualmente para ele. No entanto, o uso do nome cria uma familiaridade e aumenta a relevância do conteúdo para o leitor. Em contraste com um “Caro leitor” anônimo, também expressa apreço pelo destinatário. A abordagem personalizada é implementada muito rapidamente. Tudo o que é necessário é um sólido banco de dados de destinatários com sobrenomes e informações sobre sexo. Uma vez configurado, o módulo de saudação pode ser usado em todo o e-mail marketing B2B sem muito esforço.
Conteúdo personalizado para maior relevância
Se você já solicitar alguns dados adicionais no formulário de contato ao se registrar no boletim informativo, poderá posteriormente reunir conteúdo individual para seus destinatários em apenas alguns passos ao enviar o boletim informativo. Por exemplo, vale a pena consultar os interesses ou, em B2B, a indústria do destinatário. O conteúdo especialmente adaptado para isso aumenta enormemente a relevância do mailing. Isso também se aplica à correspondência internacional: dependendo do país de origem do destinatário, a correspondência exibe o conteúdo relevante para ele.
Mailings B2B relacionados à ocasião
Algumas das personalizações mais populares incluem ocasiões especiais. Em certas ocasiões, você envia correspondências individuais para seus destinatários que correspondem à ocasião. Na área de clientes particulares, essas ocasiões especiais geralmente incluem aniversários, feriados ou eventos sazonais. Em B2B, por exemplo, faz sentido ter lembretes automatizados sobre a expiração de garantias ou a redisponibilidade de produtos.
Contato pessoal
Em indústrias em que a confiança do cliente desempenha um papel muito importante, uma pessoa de contato individual dá ao contato um toque pessoal. Um fator importante em indústrias como a indústria de seguros, o setor bancário ou toda a indústria B2B. O remetente individual também é o contato responsável pelas vendas. Sua assinatura na correspondência e possivelmente uma imagem criam um contexto confiável para o conteúdo.
Conclusão
Não apenas os dados coletados em formulários podem ser usados para personalizar o conteúdo. Se houver consentimento para o uso de dados pessoais, o comportamento anterior de abertura e clique do destinatário também pode ser usado como base. Quase não há limites para a personalização de e-mails.
De qualquer forma, é importante ter clareza sobre a personalização planejada já na fase de concepção. Porque somente com uma base de dados limpa também é garantido que módulos ou artigos individualizados funcionem de forma confiável e alcancem o efeito desejado.