Quer ganhar leads que invistam mais no seu negócio e voltem sempre? Neste vídeo, você aprenderá como aumentar a qualidade dos leads e estabelecer relacionamentos com as pessoas e empresas que ajudam sua empresa a crescer.
1. Segmente o público certo
Uma razão pela qual você pode não obter leads de alta qualidade é que você não está segmentando clientes em potencial de alta qualidade com seu marketing. Para alcançar essas perspectivas ideais, você precisa entender seus interesses, necessidades, pontos problemáticos e tudo o mais que os torna únicos.
Dê uma olhada em seus clientes existentes, especialmente aqueles que formaram relacionamentos de longo prazo com sua empresa. A melhor maneira de fazer isso é com uma ferramenta como uma plataforma de dados do cliente ou CRM, que falarei mais adiante neste vídeo. Se você não tiver uma ferramenta, verifique os registros de clientes que você possui ou siga as orientações do restante desta seção.
Identifique os interesses comuns, necessidades, desafios e qualquer outra coisa que você acredita que o ajudaria a melhorar seu marketing.
Considere pesquisar seus clientes . Pergunte a eles qual conteúdo eles gostam (ou gostariam) de ver de você, o que os fez procurar sua empresa e por que eles escolheram você.
Analise quaisquer outros detalhes que você tenha em mãos, como a demografia de seus clientes típicos, os setores específicos com os quais você tem mais sucesso ou os tipos de negócios que geralmente não ficam por perto.
Se você tem uma equipe de vendas ou equipe de atendimento ao cliente, pergunte a eles sobre suas interações com os clientes. Como eles trabalham diretamente com seus leads e clientes, eles podem compartilhar dificuldades comuns sobre as quais aprenderam, perguntas que recebem com frequência e outros insights que você pode não conseguir obter com seu marketing.
A partir dos dados que você coletou, crie personas de clientes que descrevam quem você deve alcançar com seu marketing.
Veja suas personas como representações fictícias de seus clientes reais.
Com uma persona , você descreverá coisas como a posição do cliente ideal na empresa, informações demográficas, metas e valores.
Você pode melhorar a qualidade do lead e apoiar sua segmentação por meio de suas estratégias digitais, alcançando seu público ideal com anúncios PPC, segmentação de e-mail ou até mesmo usando as palavras-chave que eles usam para SEO.
2. Crie conteúdo voltado para seus clientes ideais
Isso pode parecer um pouco incomum, mas seu conteúdo não precisa alcançar muitas pessoas para ser eficaz. Ele só precisa atingir seu público-alvo.
Vou te dar um exemplo. Digamos que você faça recipientes de comida reutilizáveis. Há uma tendência nas mídias sociais em que as pessoas colocam fogo em recipientes reutilizáveis e depois postam vídeos deles. Não sei, estou inventando. Não faça isso em casa.
Sim, você pode obter muitas visualizações com essa tendência, mas as visualizações virão de pessoas que realmente comprarão seus contêineres? Seu público está mesmo na plataforma de mídia social onde os vídeos estão em alta?
Concentre tudo o que você cria em suas personas de clientes.
Você pode ir além criando conteúdo para cada etapa da jornada de seus clientes , desde quando eles são os primeiros no mercado para algo que você oferece até quando estão prontos para fazer uma compra.
Aborde esses pontos problemáticos e compartilhe seu conhecimento para levar as pessoas a uma compra com sua empresa.
3. Invista em tecnologia de marketing (martech)
Os dados do cliente que você coleta afetam sua capacidade de pontuar e aumentar a qualidade do lead, e a martech torna isso infinitamente mais fácil.
A pontuação de leads significa que você atribui valores aos seus leads com base na probabilidade de se tornarem clientes. Quanto mais dados você coletar, mais preciso será o seu sistema de pontuação.
A pontuação de leads ajuda suas equipes de marketing e vendas a priorizar os leads com maior probabilidade de se tornarem seus clientes . Você pode eliminar o tempo gasto perseguindo pessoas que não agregam muito valor ao seu negócio.
Existem muitas ferramentas para ajudá-lo a coletar informações sobre as pessoas em seu site de tradução de textos ou de outro ramo.
Uma ferramenta de análise, CRM ou CDP ajuda você a rastrear interações com visitantes do site e contatos comerciais, fornecendo mais informações sobre como as pessoas se envolvem com sua empresa – até mesmo quanto tempo leva para alguém passar de lead a cliente.
Você pode até usar uma ferramenta dedicada que automatiza sua pontuação de leads com base nos dados ou parâmetros que você fornece.